COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL
10 de outubro de 2020
A meta da campanha da O.M.S. para o Dia Mundial da Saúde Mental deste ano é aumentar o investimento em saúde mental.
Nesse sentido, a equipa de Promoção e Educação para a Saúde (PES) disponibiliza dois pequenos vídeos esclarecedores sobre a Saúde Mental.
– Documentário mais apropriado para os jovens – “Os jovens e a saúde mental”, com a duração de 6 minutos.
– Documentário mais apropriado para os adultos (professores, funcionários e encarregados de educação) – “Por que ninguém fala de saúde mental?”, com a duração de 5 minutos.
Alguns aspetos teóricos…
Problemática da Saúde Mental. Nos últimos anos, tem havido um reconhecimento crescente do importante papel que a saúde mental desempenha no alcance das metas de desenvolvimento global, conforme ilustrado pela inclusão da saúde mental nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A depressão é uma das principais causas de incapacidade. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Pessoas com graves problemas de saúde mental morrem prematuramente – até duas décadas antes – devido a problemas físicos evitáveis.
Apesar do progresso em alguns países, as pessoas com problemas de saúde mental sofrem graves violações dos direitos humanos, discriminação e estigma.
É necessário um maior investimento em todas as frentes: na tomada de consciência do que é a saúde mental, para aumentar a compreensão e reduzir o estigma; num maior acesso a cuidados de saúde mental de qualidade e no aumento de tratamentos eficazes.
Saúde Mental e COVID-19. Medo, preocupação e stresse são respostas normais perante ameaças percebidas ou reais, assim como em situações de incerteza ou face ao desconhecido. Portanto, é normal e compreensível que se esteja a sentir medo no contexto da pandemia COVID-19.
Somadas ao medo de contrair o vírus numa pandemia como a COVID-19, estão as mudanças significativas na nossa vida diária, pois as nossas ações direcionam-se no sentido de conter e desacelerar a disseminação do vírus. Diante das novas realidades na escola, do trabalho em casa, do desemprego temporário, da educação domiciliar dos filhos e da falta de contato físico com outros familiares, amigos e colegas, é importante cuidarmos, ainda mais, da nossa saúde mental, bem como da nossa saúde física. Com rigor, positividade e bom-senso conseguiremos chegar a “bom porto”. Todos juntos, conseguimos!
EQUIPA PES