Projetos E-Twinning

Ano letivo 2021/2022

Literary Characters in the Express of Time

O objetivo do projeto consistiu em partilhar conhecimentos sobre personagens relevantes da Literatura desde a Idade Média até aos nossos dias, numa espécie de carruagem do tempo, daí o nome Expresso do Tempo.

Este projeto foi coordenado pelas professoras Feliciana Ladino, Maria João Martins e Ana Margarida Sousa; em Itália pelos professores Luisa Provezza, Aurélia D’Angelo e Loredana Giordano; na Croácia pela professora Marinella Horvat; na Turquia pelas professoras Sevgi DileK e Seyda Unal e em França pela professora Sophie Feller, embora tenha havido outros professores envolvidos, nomeadamente as professoras Alexandra Aguillar e Sandra Silva.

In this project, we intend to share knowledge about our culture, literature, and other arts, from the Middle Ages to the 21st century, through striking characters of the literature, thus promoting collaborative work in a European context. In this way, we intend to plan activities that can promote the development of sensitivity students’ aesthetic and artistic work, through the creation of a comic strip, an art book, an Escape Room, and videos that allow the exchange of knowledge about the culture, art, painting, and literature of each country involved. And still, establish points of convergence with cinema. At the same time, students must develop technological skills, interpretation, and analysis of the work of art.

https://twinspace.etwinning.net/191165
Visita o nosso Site!

"Stories of Success"

No presente ano letivo, as turmas 7.º F e 7.º G desenvolveram um projeto colaborativo intitulado “Stories of Success”, dinamizado pela Prof. Maria Olímpia Miranda, com escolas parceiras da Itália (Prof. Filomena Bianco) e da Turquia (Profs. Hasibe Özensel, Mücella Erdogan e Zehra Gökman), o que tornou as aprendizagens e o desenvolvimento de competências-chave mais interessantes e envolventes.
Os objetivos deste projeto comum, que se centravam na realização de trabalhos colaborativos de grupo, tanto com colegas das turmas, como com colegas estrangeiros das escolas parceiras, em que os alunos demonstrassem criatividade, responsabilidade e autonomia, interagissem com os outros estudantes, desenvolvessem a comunicação e a sua mundividência cultural, o uso de ferramentas digitais, enfim, as competências transversais, foram plenamente cumpridos.
Trabalhos desenvolvidos:
Apresentação de todos os alunos, das diversas escolas e dos diversos países. Pesquisa sobre três personalidades famosas – na área da ciência, da música e da literatura -, realização de trabalhos e apresentação dos mesmos.
No final de cada um dos trabalhos desenvolvidos, os alunos participaram sempre em atividades conjuntas: realização de um quiz, que integrava os cinco cientistas apresentados; interpretação conjunta do refrão da canção selecionada (dentre as cinco apresentadas); criação de uma história partilhada com os alunos das cinco professoras parceiras.
Clique no link para aceder ao Padlet (atividades e trabalhos mais significativos)

"Writing Traditional Postcards"

O Projeto Writing Traditional Postcards foi desenvolvido por vários alunos de diversas turmas do 10.º e do 11.º ano da nossa escola, pelas professoras Ana Rute Figueiredo, Ana Bispo e Ana Rute Figueiredo, e professores de mais 13 escolas de diversos países (França, Itália, Turquia, Eslováquia, Polónia, Roménia, Alemanha, Croácia e Sérvia).  

Para além de ter como objetivo a troca de postais em três alturas diferentes do ano (Dia europeu das línguas, Páscoa e Natal), também teve como objetivos ajudar os alunos a melhorarem as suas competências em língua inglesa, partilhar tradições natalícias e pascais, promover a consciência cultural, melhorar a autoconfiança dos alunos e as suas competências nas TIC, através da utilização de ferramentas web 2.0.

Visitem a página do projeto em:

https://twinspace.etwinning.net/188423/home

"“Your consumption, your impact”"

O projeto “Your consumption, your impact” foi dinamizado pela professora Alexandra Aguilar, pelas professoras Marília Sequeira e Diana Monteiro da Escola de Comércio do Porto, e pelas professoras Duygu Karagözlü e Işıl Özpalamutçu, do Dış Ticaret Mesleki Teknik Anadolu da Turquia.

O projeto, na nossa escola, foi desenvolvido pela turma do Curso Profissional de Turismo do 10.º ano e pretendeu ajudar os alunos a tomar consciência do impacto do seu consumo no ambiente, na sociedade, na sua família e no seu bem-estar. Pretendeu ajudar os alunos a tomar consciência dos problemas causados pelo consumismo e, assim, fazer com que passem a refletir mais seriamente acerca das suas decisões de consumo no dia-a-dia, sobretudo no que diz respeito a comida, roupa e gadgets. Também tentámos que os alunos percebessem a necessidade de estabelecer prioridades, tendo em conta que os recursos são limitados.

Os alunos desenvolveram trabalhos à volta dos seguintes temas:

– Dicas para ser um consumidor mais sustentável;

– O que eu compro num dia;

– Sou influenciado pela publicidade?

– Os hábitos de consumo dos jovens da nossa escola.

A página do projeto pode ser visitada em:

https://twinspace.etwinning.net/188584/home

"Academia Júnior eTwinning