Projeto eTwinning “Literary Brushestrokes: A Journey of Literature, Art, Inclusion and Sustainability”

posted in: Eventos | 0

No âmbito do Projeto eTwinning “Literary Brushestrokes: A Journey of Literature, Art, Inclusion and Sustainability”, realizou-se, de 21 a 24 de março uma Visita de estudo a Itália (Bérgamo, Rovato, Veneza, Verona).
Este projeto eTwinning insere-se na categoria “Parcerias de Cooperação na Educação Escolar”, uma vez que envolve cinco escolas de quatro países da União Europeia: Itália, Croácia, Turquia e Portugal que se juntaram com o objetivo de partilhar as suas ideias, trabalhar em colaboração através de um tema unificador, “Literatura e cidadania”. Assim, as atividades desenvolvidas pelos alunos dos diferentes países, foram diversas. No caso deste intercâmbio específico entre o Agrupamento de Escolas de Carcavelos e as escolas “Il Gigli”,em Rovato e “Betty Ambiveri in Presezzo” em Bergamo, relativamente à disciplina de Português, promoveu-se a articulação com o Projeto eTwinning, com o intuito de estabelecer o contacto “in loco” entre os alunos que trabalharam colaborativamente, mas à distância, desde o ano letivo 2021/2022. Deu-se a conhecer aos parceiros a literatura e a arte portuguesas, através dos trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto, mas mais concretamente na apresentação realizada na escola de Rovato “Il Gigli”, juntamente com a escola de Bergamo “Betty Ambiveri in Presezzo”. No que concerne à disciplina de Inglês a visita enquadra-se no currículo do 12º ano, nomeadamente a Língua Inglesa no Mundo, Cidadania e Multiculturalismo e Culturas, Arte e Sociedade. A visita promoveu a prática da língua inglesa, interagindo em contexto de uso internacional, envolvendo falantes de culturas distintas, estimulando-se assim, o conhecimento cultural e linguístico. Foi realizado um Guião de exploração dos locais visitados e de atividades realizadas pelos alunos.